Há várias possibilidades para quem quer participar de um intercâmbio.
De High School, Work and Travel, escolas de idiomas.
Atualmente, o intercâmbio não é somente para quem é adolescente e quer desbravar o mundo, serve para todas as idades. Uma família inteira, dos netos aos avós, pode participar de programas adequados para cada fase da vida.
Confira abaixo os tipos mais comuns de intercâmbio:
High School: Para o estudante do Ensino Médio que deseja obter uma experiência única antes de ir para a faculdade. Normalmente, esses programas duram de 6 meses a 1 ano. E o intercambista vivência o dia-a-dia da família e do país no qual escolher morar.
Work Experience / Work and Travel: Para jovens universitários que desejam ter férias, no mínimo, diferentes. Esse programa pode ser realizado durante as férias da faculdade e tem duração de 4 meses, mas muitos estudantes ficam mais que esse período. Estações de esqui, lojas de conveniência, lanchonetes...todos esses lugares fazem parte da rotina de quem escolhe esse tipo de intercâmbio. A oportunidade de viajar pelo EUA, onde é mais comum o programa, é um grande atrativo para quem vai.
Au Pair: O mais barato entre todos os intercâmbios. Exclusivo para mulheres, a intercambista passa um ano cuidando de crianças pequenas e assim, passa a vivenciar a vida da família que a acolheu, além da cultura do lugar que está morando. Muitas garotas escolhem esse programa por ser o mais viável e por ter a oportunidade de se passar um ano no exterior.
Escola de Idiomas: Programa que varia de 1 mês até 6 meses. Normalmente, no período de férias escolares, o intercambista escolhe alguma cidade e passa um tempo determinado estudando a língua nativa do país. A acomodação se dá, preferencialmente, em casas de família, ou host family, onde o estudante conhece melhor a cultura e costumes da família e do país hospedeiro.
No próximo post, mais dicas sobre os tipos de intercâmbio. :)
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Que intercâmbio fazer?
2 comentáriosPostado por Natalie às 18:40
Marcadores: au pair, high school, idiomas, work
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Melhor epóca da vida!
3 comentáriosUma das melhores coisas que existe é viajar. Seja por lazer, trabalho...uma viagem deixa qualquer pessoa com o espírito renovado.
Nos últimos tempos, boa parte das pessoas está voltando os olhos para o intercâmbio. É cada vez maior o número de adolescentes, jovens ou até mesmo adultos que querem ter uma experiência internacional.
Independente da escolha, o intercâmbio, com certeza, muda a vida de quem faz.
Vivenciar uma nova cultura, buscar fluência em uma língua estrangeira, aperfeiçoamento profissional, trabalhar em estações de esqui, hotéis, etc, tudo isso faz parte da rotina de um intercambista.
Dificilmente, alguém que já participou de um programa de intercâmbio, se arrependeu. Claro, há experiências boas e ruins, mas quem viaja, já vai com a consciência que o intercâmbio, quem faz é a própria pessoa. E o que pareceu horrível enquanto se estava em um país estranho, com costumes diferentes, na volta para casa, o momento ruim se torna perfeito e bate aquela saudade.
E já diria uma frase lida em algum livro:
"Quem diz que a melhor fase da vida é a infância é porque ainda não fez intercâmbio!" *
*Intercâmbio Cultural: para entender e se apaixonar - Andréa Sebben – Artes & Ofícios, 2007
Postado por Natalie às 20:53
Marcadores: intercâmbio
Assinar:
Comentários (Atom)


